A revista Miguel estreia, neste dezembro de 2020, com a missão de reforçar as reflexões no campo da Comunicação Social empreendidas pelos estudantes. O primeiro número reúne artigos produzidos a partir de monografias de graduação, orientadas pelos professores do Departamento de Comunicação Social Bárbara Assumpção, Cristina Bravo, Gustavo Chataignier, Itala Maduell, Luciana Pereira e Marcia Antabi. Os trabalhos dicentes abordam diferentes questões da área, garantindo uma pluralidade de temas e abordagens à plublicação editada pela professora Lilian Saback, coordenadora do Comunicar.
A Miguel - deferência ao professor, crítico de cinema e ex-diretor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio Miguel Pereira, falecido em fevereiro deste ano - apresenta um repertório de artigos variado. Cecília Bueno entrevistou moradores de município afetado pela tragédia ambiental da Samarco, em 2016, para observar a memória de um povo devastado. André Luiz Marinho Costa faz uma análise crítica da abordagem da CNN sobre a conjuntura política dos Estados Unidos, marcada por conflitos entre a imprensa e o presidente republicano Donald Trump. Theo Villaça discute os fenômenos da pós-verdade e das fake news com base em autores do século XX. No campo da comunicação organizacional, Vinícius Rodrigues M. Silva faz estudo de caso sobre o jornal interno Grand News, do hotel Grand Hyatt Rio de Janeiro. Fechando esta edição, dois autores pensam o audiovisual: Nathanael Leitão de Carvalho pesquisa como as novas tecnologias relacionadas ao som podem tornar o cinema mais acessível a deficientes visuais e Brenda Lopes Siqueira analisa o storytelling nos videoclipes.