A pioneira iniciativa Adote um Calouro chega à segubda etapa. Criada por estudantes, com a participação de professores e apoio do Cacos, a proposta reúne uma série de atividades para acolher as alunas e os alunos recém-chegados e integrá-los ao Departamento de Comunicação e à universidade nesses tempos de pandemia. Laura Ribeiro, uma idealizadores, lembra como surgiu a ideia:
"Pensávamos, na aula de Planejamento Publicitário, em ações para integrar os calouros, nesse período de encontros remotos aos veteranos, à univresidade, entre eles mesmos. Ou seja, promover um acoilhimento aos novos alunos, que não tiveram a chance de experimentar o acolhimento presencial. Aí surgiu a propsota do trote virtual, e o projeto se desenvolveu".
A partir desta largada, foram criados uma série de desafios para integrar calouros, veteranos, professores. Reunidos em pequenos grupos, eles interagem e estreitam as relações entre si e com a comunidade PUC. "Criamos canais de comunicação para facilitar essa interação. O ponto central é o Instagram", explica Laura. (Mais informações no Instagram: https://www.instagram.com/
A professora de Planejamento Publicitário, Claudia Brutt, reforça a importância também de adesão dos professores : "Muitos professores e veteranos abraçaram a ideia e ajudam a divulgar o Adote o Calouro nos seus grupos de alunos. O mais importante é união em torno para acolher e integrar os estudantes nesse tempo de encontros remotos. Agora, partimos para a seguda fase ja com um aprendizado construído na etapa inicial", acrescenta a professora.
Veja a reportagem sda TV PUC sobre o Adote o Calouro, e participe:
https://www.youtube.com/watch?