Profissionais do setor discutem temas como a cobertura na pandemia e os rumos do audiovisual
Representantes do mercado de Comunicação têm um encontro marcado nas tardes dos próximos dias 6 e 8 com os estudantes durante mais uma Semana do Audiovisual. Organizada semestralmente por professores de disciplinas de Rádio, TV e Audiovisual do 3º período, a iniciativa aprofunda as reflexões sobre os desafios da área e estreita o diálogo entre o meio acadêmico e o mercado. Durante os dois dias, os convidados farão palestras por meio da plataforma Zoom e responderão perguntas encaminhadas pelos alunos.
"A Semana do Audiovisual já é um evento tradicional do calendário acadêmico e muito aguardada pelos alunos. Ela foi planejada com o objetivo de oferecer um panorama diversificado do mercado de comunicação justamente no terceiro período, momento em que o aluno define a sua habilitação. A intenção é revelar os bastidores das práticas profissionais para que o estudante tenha mais subsídios para fazer suas escolhas de forma consciente e segura", destaca a professora Bruna Aucar, uma das organizadoras. Ela acrescenta:
"Especialmente nesta edição, contamos com a participação de cinco ex-alunos de Comunicação da PUC-Rio, que hoje ocupam postos de liderança no mercado. É um orgulho enorme acompanhar a bem-sucedida trajetória dos nossos egressos e perceber que eles sabem utilizar a comunicação como instrumento de reflexão, ajudando a ampliar a consciência crítica da sociedade".
Mediadas por professores das disciplinas envolvidas, as palestras abordarão temas como os desafios da cobertura jornalística da pandemia, as transformações na área do streaming e os rumos da indústria audiovisual. "Neste semestre a pandemia move as discussões. Os desafios impostos pela quarentena e as narrativas que se tornaram as maiores companheiras do confinamento têm destaque. Reunimos um grupo de profissionais que lida diariamente com as mudanças ocorridas pelos deslocamentos e expansões dos meios e novas formas de espectatorialidade", ressalta Bruna.
13h - JOÃO FERNANDO: jornalista. Foi repórter dos jornais O Estado de S. Paulo, O Globo, Meia-Hora, O Dia e do extinto Jornal da Tarde. Depois, integrou a equipe de curadores do RioContentMarket, hoje Rio2C, maior evento de mercado audiovisual da América Latina. Atualmente, produz séries documentais, reality shows e outros conteúdos para televisão.
TAÍS MORAES: roteirista da TV Globo, atualmente no programa Encontro com Fátima Bernardes. Mestre em jornalismo pela Columbia University, em Nova York. Depois de estudar jornalismo na PUC-Rio, embarcou pra Nova York em 2007 para um mestrado com os melhores profissionais em TV e documentário na Columbia UniversityJournalism School. Como trabalho de fim de curso, dirigiu, produziu e roteirizou o documentário A La Cart, sobre vendedores de comida de rua icônicos da cidade.
15h - PAULA SCARPIN: http://bit.ly/com-sav-paula-scarpin
Diretora de Criação da Rádio Novelo. Jornalista formada pela USP, estudou teoria da narrativa radiofônica no mestrado entre PUC-Rio e Sorbonne Paris Cité 7, e prática na Transom Workshop. Foi repórter da Piauí por 12 anos, criou e dirigiu os podcasts da revista em 2018, até idealizar a Rádio Novelo com a Branca Vianna. Faz parte do júri e do advisory board da Google PRX Creator Program e é facilitadora do Spotify Sound Up Brasil. Na Rádio Novelo, coordena todos os podcasts, desde a concepção até a revisão dos episódios prontos para irem ao ar.
17h - RODRIGO CARVALHO: http://bit.ly/com-sav-rodrigo-carvalho
Repórter, correspondente da TV Globo em Londres. Ex-aluno da PUC- Rio e ex-estagiário da TV PUC-Rio. Vai relatar os desafios da cobertura jornalística da mídia tradicional durante a pandemia.
Quinta, 8 de abril
13h - ANA CAROLINA LIMA:
http://bit.ly/com-sav-anacarolina-limaHead de conteúdo do Globoplay, responsável por produções originais, co-produçoes, licenciamento e publicação de conteúdos. Ex-aluna da PUC-Rio, graduada em Comunicação e Direito. Atualmente está baseada em Londres. Vai relacionar mudanças de mercado na área do streaming e apresentar casos bem-sucedidos.
15h - TIAGO COELHO: http://bit.ly/com-sav-tiago-coelho
Repórter da Revista Piauí e roteirista do filme Madalena. Ex-aluno de Comunicação da PUC-Rio. Vai discutir a importância do som na elaboração de matérias de jornalismo literário. Madalena foi o único longa brasileiro na competição principal do Festival Internacional de Roterdã, na Holanda.
17h – LILIAN AMARANTE: http://bit.ly/com-sav-lilian-amarante
Diretora de programas da TV Globo. Atualmente dirige o Dani-se, novo programa de Dani Calabresa no GNT, e também o Lady Night, programa de Tatá Werneck no Multishow.