O LabMiD do Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro organizou, no dia 11 de abril, na sala K-102, o V MIDForum com a palestra “Lei de Proteção de Dados Pessoais e o Mercado Publicitário” com a presença da advogada e professora Mariana Palmeira. A mesa foi mediada pela professora Adriana Braga.
Com base no tema de sua tese de doutorado, Mariana Palmeira expôs a forma pela qual a nova Lei de Proteção de Dados, sancionada em 2018, afeta o setor empresarial e publicitário no Brasil. De acordo com a professora, as empresas trabalham com informações coletadas dos clientes e a partir daí criam perfis comportamentais cujo objetivo é a reprodução de publicidade direcionada. Mariana alertou para o perigo destes dados nas mãos de grandes corporações e analisou de que maneira é possível minimizar os prejuízos à segurança e à privacidade.
Gravado em 11 de abril de 2019
Créditos: Câmeras: Jéssica Corrêa e Jullia Guimarães; Mesa de corte: Victor Ribeiro; Mesa de Áudio/VT/Streaming: Nathalia Netis; Edição: Eduardo Schnabl e Arthur Naar; Produção: Rodrigo Montenegro, Henrique Oliveira, Marcela Cotrin e Nina Berman.